1. A Mitologia e os signos – Áries

O rei Atamas, da Tessália, cansado de sua esposa, Nefele, com quem tinha um casal de filhos, expulsou-a de seu reino para casar-se novamente.A nova rainha, não se sentindo contente com a explusão queria mais: seus enteados mortos. Para alcançar seu objetivo elaborou um terrível plano: ordenou, sem o conhecimento do rei, que as mulheres queimassem as sementes de cevada existentes em todo o reino para não germinarem, causando assim a fome de toda a população. Em seguida, aconselhou o marido a mandar mensageiros do reino consultar o oráculo de Delfos, o motivo de tamanha desgraça. A rainha subornou os mensageriros para que viessem com uma mensagem falsa: o reino da Tessália ficaria livre da peste que causava a fome de seu povo apenas com o sacrifício de seus filhos.

O rei muito triste, mas resignado, resolve sacrificá-los. Néfele pede desperadamente a ajuda de Posseidon que envia-lhe um animal encantado, um carneiro alado com lãs de ouro. Os irmãos montam o carneiro que os leva para bem longe dali. Na viagem, a garota , chamada Hele, desequilibra-se e cai em um estreito que em sua homenagem passou a chamar-se Helesponto. Mas Frixo, o rapaz, chega a salvo na Cólquida, orientado pela mãe, imola o animal sagrado, oferece a carne a Posseidon e a lã de ouro ao rei Eetes que lhe deu abrigo. A lã do animal ( o velocino de ouro) ficou muito bem guardada no jardim de Ares, o deus da guerra, vigiada dia e noite por um dragão que jamais descansa.

Em Iolco, O irmão de Eson, usurpa-lhe o trono e manda Jasão, o seu sobrinho, verdadeiro sucessor do trono para o exílio, o garoto foi protegido pelos deuses e criado pelo centauro Quíron.

Quando já adulto Jasão tenta tomar de volta o trono que lhe é de direito, Pélias promete devolver o trono a Jasão, caso este conseguisse cumprir uma tarefa quase impossível: conquistar o velocino de ouro.

A busca ao velocino é uma longa aventura cheia de emoção e grandes perigos, mas Jasão contrariando as espectativas de Pélias conquista o amuleto e volta vitorioso para seu reino.

Em honra ao feito heróico de Jasão Zeus transforma o carneiro na constelação de áries.

5 Respostas to “1. A Mitologia e os signos – Áries”

  1. rosimeire SOUZAvirgilato - às 10:18 #

    ola professor joao paulo gostaria de agradecer pelo lindo cartao de aniversario que recebi muito obrigado fique com deus

  2. Lenice Vilela - às 08:17 #

    Ola professor bom dia!! por acaso voce tem ou conhece algum site onde poderei encontrar provas do concurso anterior da Secretaria de Educação do estado de MG. ??? aguardo resposta …

    • joaopaulosampaio - às 06:11 #

      Infelizmente nao conheço nenhum site… Mas eu já vi duas outras opçoes: uma é o Super pro, um programa com várias provas dos mais diversos assuntos; e a outra são apostilas com exercícios e provas anteriores no final. Porém nos dois casos vc tem que comprar. Sugiro procurar no google por “apostilas para concursos” e tentar baixar alguma free.

  3. Pedro Mendes Soares Cunha Anderi - às 08:45 #

    Bom dia Professor. Fiquei muito feliz pelo cartão de aniversário que o Senhor me mandou.
    Que Jesus o abençoe sempre.
    Pedro Mendes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: