O pomo da discórdia

            Segundo conta a lenda, a Guerra de Tróia teria começado por causa de uma disputa ocorrida no casamento do mortal Peleu com a deusa Tétis, pais do glorioso e mais importante herói homérico o semi-deus, Aquiles.

            Todos os deuses foram convidados para as núpcias, temendo que algo pudesse sair errado, os noivos resolveram deixar de lado somente  Éris a deusa da discórdia.

            Furiosíssima por ter sido preterida, Éris lançou entre os convivas uma maçã de ouro com a seguinte inscrição: “À deusa mais bonita.”.

            Três deusas reclamaram o fruto, por se julgarem merecedoras: Hera, irmã e esposa de Zeus; Atena, deusa da sabedoria e filha de Zeus e Afrodite, a deusa do amor e tia de Zeus.

            Como Zeus, por razões muito óbvias, não quis indispor-se com nenhuma delas, confiou tal insólita missão ao fútil príncipe troiano, Páris; filho de Príamo, rei de Tróia, e irmão do grande Heitor.

            As três deusas apresentaram-se a Páris e prometaram favores em troca de seu voto.

            Hera prometeu-lhe poder e riqueza; Atena, glória e fama nas artes da guerra e Afrodite a mais bela de todas as mortais, Helena.

            Páris aceitou a oferta de Afrodite, as outras duas tornaram-se desde então suas inimigas.

            O que Afrodite não disse previamente é que a união dos dois jovens seria  difícil porque Helena já era casada com Menelau irmão do bravo Agamenon.

            Helena amava Menelau e vivia bem com ele, ela o escolhera dentre inúmeros ilustres pretendentes que mesmo após terem sido preteridos em detrimento a Menelau, juraram que protegeriam Helena de qualquer injúria e, se precisassem, até mesmo lutariam por ela.

            Com a divina ajuda de Afrodite, Páris foi bem recebido pelo feliz casal e conseguiu convencer Helena a fugir com ele, levando-a para Tróia.

            O rapto de Helena provocou a fúria dos gregos e deu início à famosa Guerra de Tróia, que durou dez anos e foi cantada pelo grande poeta Homero, na famosa epopéia “A Ilíada.”

            E desta belíssima lenda  surgiu o famoso ditado: “Foi lançado o pomo da discórdia”,  que pronunciamos quando presenciamos alguém tentando instigar desavenças entre as pessoas.

Jane Maria de Almeida Barbosa

8 Respostas to “O pomo da discórdia”

  1. orlei - às 20:06 #

    eu queria saber pq o fruto era uma maçã e n outro fruto qualquer?

    • joaopaulosampaio - às 23:01 #

      Talvez porque a maçã seja um dos frutos mais simbólicos que há. Estando presente em várias narrativas, não apenas nos mitos gregos, como também nos contos de fadas e até mesmo na Bíblia.
      Na mitologia grega aparece amiúde. Hera recebe maças de presente no seu casamento, simbolizando a fertilidade em sua vida conjugal com Zeus.
      Este fruto apresenta uma complexidade simbólica explorada nas artes. Dependendo do contexto em que está inserida, pode simbolizar amor, desejos terrestres, conhecimento e até mesmo o pecado. Jane

      • Lu - às 19:04 #

        Soh uma coisinha. Na biblia noa fala de maçã nao. Fala de um fruto, mas nao especifica qual.

  2. uuuuuuuu - às 16:34 #

    nossa adorei o q vc escreveu

  3. Roberto Múcio - às 19:59 #

    Penso que o Pomo da Discórdia é lançado todo dia por pessoas que semeiam a desavença e torcem pelo insucesso dos colegas, poque não conseguem elas mesmas bons resultados na vida.

    Quanto à fruta (maçã de ouro), penso que poderia ser qualquer fruta redonda(poderia ser uma fruta tropical qualquer). Bjs.

  4. Roberto Múcio - às 20:01 #

    Ok.

  5. joão - às 20:06 #

    É melhor não querer explicar muito o porquê da maçã. A questão pode ser o pomo da discórdia! kkk

  6. Ivian - às 13:18 #

    Muitoo legall.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: