Após a Primeira Guerra, a Itália encontrava-se em situação crítica, com suas pretensões expansionistas frustradas; em retração econômica, com milhares de desempregados e agitações sociais. Esse cenário contribuiu para o crescimento das forças operárias de esquerda.
2 . Pág. 18
Um regime político totalitário caracteriza-se pela máxima intervenção do governo na sociedade. As relações sociais são regulamentadas pelo Estado, a propaganda ideológica é intensa e todos meios de comunicação são fortemente controlados. Diferentes posições políticas não são aceitas.
Já o autoritarismo é um regime de governo antidemocrático, caracterizado pelo abuso da autoridade, do poder, e pela ausência de liberdade. Todos os regimes totalitários são autoritários, porém os regimes autoritários nem sempre são totalitários.
Retomada de conceitos
5. Pág. 19 – A
Capítulo 3
Exercícios dos conceitos
1 . Pág. 26
Tanto a Primeira Guerra como a crise de 1929 geraram graves problemas econômicos, políticos e sociais na Alemanha. Essa situação permitiu o crescimento de grupos de esquerda e também de extrema direita, representada pelo Partido Nazista. O grande capital e a pequena burguesia, temerosos do avanço da esquerda, optaram pelo apoio aos nazistas, que repudiava os socialistas e comunistas.
3. Pág. 26
Os judeus exerciam importante papel sócio-econômico na Alemanha. Dirigiam importantes instituições financeiras e comerciais. Assim o Nazismo, aproveitou da crise para difundir a ideia de que a raiz do colapso da economia estava na avidez do capital judaico. Com base nas ideias de superioridade da raça ariana, o nazismo pregava que grande parte dos problemas seriam resolvidos com a purificação do povo alemão. Noutras palavras, os judeus deveriam ser isolados e, posteriormente, eliminados pelo bem da nação.
Deixe um comentário