Apostila 12

 Capítulo 2

 

Exercícios dos conceitos

 

1 . Pág. 17

Após a Primeira Guerra, a Itália encontrava-se em situação crítica, com suas pretensões  expansionistas frustradas; em retração econômica, com milhares de desempregados e agitações sociais. Esse cenário contribuiu para o crescimento das forças operárias de esquerda.

 

2 . Pág. 18

Um regime político totalitário caracteriza-se pela máxima intervenção do governo na sociedade. As relações sociais são regulamentadas pelo Estado, a propaganda ideológica é intensa e todos meios de comunicação são fortemente controlados. Diferentes posições políticas não são aceitas.

 

Já o autoritarismo é um regime de governo antidemocrático, caracterizado pelo abuso da autoridade, do poder, e pela ausência de liberdade. Todos os regimes totalitários são autoritários, porém os regimes autoritários nem sempre são totalitários.

 

 

Retomada de conceitos

 

5. Pág. 19 – A

 

 

Capítulo 3

 

Exercícios dos conceitos

 

1 . Pág. 26

Tanto a Primeira Guerra como a crise de 1929 geraram graves problemas econômicos, políticos e sociais na Alemanha. Essa situação permitiu o crescimento de grupos de esquerda e também de extrema direita, representada pelo Partido Nazista. O grande capital e a pequena burguesia, temerosos do avanço da esquerda, optaram pelo apoio aos nazistas, que repudiava os socialistas e comunistas.

 

3. Pág. 26

Os judeus exerciam importante papel sócio-econômico na Alemanha. Dirigiam importantes instituições financeiras e comerciais. Assim o Nazismo, aproveitou da crise para difundir a ideia de que a raiz do colapso da economia estava na avidez do capital judaico. Com base nas ideias de superioridade da raça ariana, o nazismo pregava que grande parte dos problemas seriam resolvidos com a purificação do povo alemão. Noutras palavras, os judeus deveriam ser isolados e, posteriormente, eliminados pelo bem da nação.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: