Curiosidades – 29.07

29 jul

Curiosidade do dia

A Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, faria aniversário hoje. Em 1887, um ano antes da Lei Aúrea, o Brasil tinha 723.419 escravos. Quando a Princesa Isabel acabou com o cativeiro, vários próprios escravos já tinham se libertado por si mesmos. Eles fugiam em massa, sem esperar pela lei oficial. O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão e, entre a segunda metade do século XVI e 1850, ano em que acabou o comércio de escravos, mais de 3,6 milhões de africanos foram capturados e trazidos para o Brasil. É tanta gente que, até o século XVIII, 80% da população brasileira era negra e trabalho era sinônimo de escravidão.

 

Fatos do dia

1948
O rei George VI, da Inglaterra, comandou a cerimônia de abertura da primeira Olimpíada depois da Segunda Guerra Mundial.

1958
Meses depois que os soviéticos lançaram o satélite Sputnik, os americanos criaram a National Aeronautics and Space Administration (Nasa).

1981
Diana Spencer, a “Lady Di”, casou-se com o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico. Cerca de 750 milhões de pessoas assistiram a cerimônia pela televisão.

 

Pergunta curiosa

Por que o pum e as fezes cheiram mal se os alimentos que ingerimos têm cheiro agradável?

O médico gastroenterologista Erkki Larsson explica que no intestino grosso há inúmeras colônias de bactérias (não patogênicas), que atuam na digestão final dos alimentos. Elas produzem uma série de elementos úteis, que são absorvidos pelo organismo. “Porém, esta decomposição pela ação bacteriana produz vários tipos de gases, como indol, escatol e componentes sulforados, estes sim responsáveis pelo odor dos flatos”, justifica.

Fonte: Guia dos curiosos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: