Fatos do dia
1945
A bordo do avião Enola Gay, o piloto Paul Tibbets lançou a bomba atômica que destruiu a cidade de Hiroshima, no Japão, e matou 80 mil civis.
1973
O músico Stevie Wonder sofreu um grave acidente de carro e passou 10 dias em estado de coma.
2001
O escritor baiano Jorge Amado, autor de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Capitães de Areia, entre outros, morreu de parada cardiorrespiratória quatro dia antes de completar 89 anos.
Pergunta curiosa
Qual o limite de som que o ouvido humano suporta?
Para evitar a possibilidade de perda auditiva, uma pessoa não deveria ficar exposta a ruídos de mais de 85 decibéis — o mesmo que o registrado durante um pregão na Bolsa — por oito horas diárias. O problema é que as pessoas só começam a perceber que algo está diferente aos 120 decibéis — o equivalente ao barulhão produzido por uma motoserra —, e sentem um certo desconforto, ou aos 140 decibéis, como em um show de rock, quando chegam a ter dor. No entanto, a quantidade suportável de ruído e o nível de estrago que ele pode causar variam muito de pessoa para pessoa. “Mesmo que alguém esteja exposto a um ambiente com barulho crônico ou a um ruído inesperado, como um rojão, bomba ou estouro, poderá tanto sofrer uma lesão no ouvido quanto apenas tomar um susto”, explica Mônica Menon, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. “Ainda não se sabe se essa predisposição é genética ou não, mas cada pessoa reage de uma forma diferente a esses estímulos”.
Fonte: Guia dos curiosos
Deixe um comentário