Curiosidades – 09.08

9 ago

Curiosidade do dia

Hoje o técnico de futebol Zagallo está fazendo aniversário. Em 1950, ele foi convocado pelo Exército. Como soldado da Polícia do Exército, fez o policiamento do Maracanã na final da Copa do Mundo, disputada entre a Seleção Brasileira e a uruguaia. O Uruguai derrotou o Brasil por 2 a 1 e levou o título de campeão mundial.

 

Fatos do dia

1902
Sete meses depois da morte da rainha Vitória, Edward VII foi coroado rei da Grã-Bretanha e da Irlanda.
1910
O americano A.J. Fisher recebeu a patente pela invenção da máquina de lavar roupas que funcionava apenas com eletricidade, sem a ajuda das mãos.
1998
O motoboy Francisco de Assis Pereira confessou ter estuprado e matado nove mulheres. Ele escondia os corpos no Parque do Estado, na zona sul da cidade de São Paulo.

 

Pergunta curiosa

O que foi o caso Watergate?

Em 17 de junho de 1972, a polícia prendeu cinco invasores no edifício comercial Watergate, em Washington (EUA), graças a denúncia de um vigia. O grupo foi pego fotografando documentos e checando aparelhos de escutas implantados no escritório central do Partido Democrata, sediado no local. Depois se descobriu que eles mantinham há algum tempo um posto de espionagem em um prédio do outro lado da rua. A princípio, o caso não teve grande repercussão. Mas uma investigação empreendida pelos repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein do jornal Washington Post descobriu uma caderneta abandonada pelos espiões que continha o nome de um assessor do governo americano e a inscrição W. House (Casa Branca). Esta foi a primeira de uma série de outras provas que acabaram revelando a ligação do então presidente republicano Richard Nixon com o esquema. Na política norte-americana, os partidos Republicano e Democrata são opositores. Além disso, o caso ocorreu cinco meses antes da votação que elegeu Nixon para seu 2º mandato. O escândalo levou à renúncia de Nixon, assinada em 8 de agosto de 1974. Um informante misterioso, conhecido como “Garganta Profunda”, contribuiu para a investigação feita pelos repórteres do Post. Em 31 de maio de 2005, veio à tona a identidade da fonte: era o ex-agente do FBI W. Mark Felt.

Fonte: Guia dos curiosos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: