Curiosidades – 11.08

11 ago

Curiosidade do dia

Dia do Pindura

O “Dia do Pindura” acontece em 11 de agosto, em comemoração à criação dos dois primeiros cursos de Direito do Brasil, em Olinda (atual UFPE) e em São Paulo (atual USP). As faculdades surgiram por decreto do imperador D. Pedro I, em 1827. A tradição reza, basicamente, que os alunos de Direito vão a restaurantes e comam sem pagar a conta.

No início, apenas os alunos da Faculdade de Direito de São Paulo tinham o costume de realizar o “pindura”. Em sua maioria integrantes da elite, eles podiam comer de graça nos restaurantes porque os donos tinham interesse em casar suas filhas com advogados. Com o tempo, a tradição se estendeu a todos os alunos de Direito. Nem todos os donos de restaurantes concordam com o Pindura.

Atualmente, a maioria dos restaurantes concorda em participar da tradição apenas uma vez por ano — somente com o grupo de alunos que chegar primeiro. Mesmo assim, cobram o dinheiro das bebidas e do serviço (10%), ficando apenas com o prejuízo da alimentação. Caso o dono do restaurante não queira participar de maneira alguma da brincadeira, ele pode chamar a polícia.

 

Fatos do dia

1909
O Arapahoe foi o primeiro navio a transmitir o pedido de SOS pelo rádio. Ele estava perdido no norte do continente americano.
1952
O rei Hussein, então com 16 anos, foi coroado na Jordânia.
1986
O automóvel Fusca parou de ser fabricado no Brasil. Alguns funcionários da linha de montagem da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), choraram. Ele voltaria a ser fabricado de 1993 a 1996, a pedido do presidente Itamar Franco.

Fonte: Guia dos curiosos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: