Curiosidades – 19.08

19 ago

Curiosidade do dia

Hoje é aniversário do ator Marcos Palmeira. Depois que seu pai, o cineasta Zelito Viana, filmou Terra dos índios, quatro xavantes aportaram em sua casa. Marcos fez amizade com eles e resolveu passar dois meses na aldeia xavante, em Mato Grosso. Cortou o cabelo igual ao dos índios, encheu-se de pulseiras e colares, caçou, pescou e foi batizado com o nome indígena de Tsiwari, que significa “sem medo”. Entusiasmado com a causa indígena, Palmeira trabalhou durante um ano no Museu do Índio e visitou a aldeia dos araras, no Pará. Nessa expedição, ficou revoltado com o descaso da Funai por aquela aldeia. Voltando ao Rio, deu entrevistas denunciando a Funai, sua empregadora.

 

Fatos do dia

1953 – Os Estados Unidos apoiaram o golpe que derrubou o primeiro-ministro do Irã, Mohammad Mossadeq. O general Zahedi assumiu o poder.

1978 – A imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi restaurada. Ela estava quebrada desde uma tentativa de roubo, em maio do mesmo ano.

1979 – Os cosmonautas soviéticos Vladimir Lyakov e Valery Ryumin bateram o recorde de permanência no espaço: 175 dias.

 

Pergunta curiosa

Quem inventou o funk?

Oficialmente, James Brown é considerado o pai do funk. No entanto, pouco antes dele, outros grupos e músicos americanos fizeram trabalhos em estilo posteriormente reconhecido como funk. Entre eles, destacam-se: The Meters, Dyke & the Blazers, The Isley Brothers e Otis Redding.  

Fonte: Guia dos curiosos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: