Curiosidades – 24.08

24 ago

Curiosidade do dia

O escritor Paulo Coelho é um dos aniversariantes do dia. Em 1965, quando tinha 18 anos, ele foi levado a um hospital psiquiátrico. O pai suspeitava que o filho estivesse com algum problema mental, já que ele havia repetido de ano duas vezes seguidas e queria fazer teatro e se tornar escritor. Ele permaneceu ali um mês, até que conseguiu fugir. No ano seguinte, o pai resolveu interná-lo de novo. Dessa vez, foram dois longos meses de reclusão, durante os quais recebia a visita da namorada, uma aspirante a atriz chamada Renata Sorrah. Desesperado, Paulo Coelho fugiu novamente.

 

Fatos do dia

1954 – Dwight Eisenhower, então presidente dos Estados Unidos, baniu o Partido Comunista do país.

1981 – Mark David Chapman, o homem que assassinou o beatle John Lennon, recebeu a sentença de prisão perpétua.

1994 – Depois de um exame antidoping realizado após a partida contra a Nigéria, na Copa dos EUA, o jogador argentino Diego Maradona foi suspenso do futebol pela Fifa. A punição duraria cerca de um ano.

 

Pergunta curiosa

Por que babamos quando dormimos?

Existem dois tipos de deglutição: as voluntárias e as reflexas. A fonoaudióloga Beatriz Vidigal explica que durante a noite ambas trabalham com menor intensidade do que de dia, o que gera um acúmulo maior de saliva. Além disso, a musculatura ao redor da boca fica mais relaxada e, dependendo da posição em que se dorme, é comum ocorrer a compressão da bochecha. Tudo isso pode causar a baba. “Outro fator agravante neste aspecto é a respiração oral, que pode ser corrigida por meio de tratamento otorrinolaringológico”, complementa a profissional.

Fonte: Guia dos curiosos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: