O signo de escorpião está ligado ao mito de Orion da Beócia, filho de Poseidon com uma mortal, conhecido pela sua admirável beleza e, principalmente, por ser o mais hábil caçador do mundo.
Em uma das versões do mito, Orion teria conquistado a admiração da virginal deusa da caça Ártemis, que logo ao encontrar-se com ele em Creta, caiu de amores pelo belo jovem.
Ao dar-lhe as boas vindas, convidou-o para caçarem juntos, Orion aceitou o convite alegando que se sentia muito honrado em ter o privilégio de vê-la atirar.
Apolo, irmão gêmeo da deusa, mostrou-se contra aquele romance desde que desconfiou que a irmã estava apaixonada pelo belo caçador.
Para acabar logo com aquela paquera, Apolo mandou um enorme escorpião atacar Orion. Apesar do caçador encher-lhe o corpo de flechas e golpes de sua espada, não conseguiu matar o terrível monstro. Vendo que a batalha já estava perdida, mergulhou no mar e pôs-se a nadar para bem longe dali.
Ártemis que nada sabia da batalha, foi abordada pelo irmão quando ela chegava na praia, no momento da fuga de Orion. O deus mentiu à irmã que aquele vulto subindo e descendo longe, no mar, era a cabeça de Candaon, que após insultar umas das sacerdotisas da deusa fugiu com medo das represálias. A deusa não sabia que Candaon era o apelido beócio de Orion, acreditando no irmão e sem mesmo averiguar a verossimilhança de suas palavras, mirou na cabeça de Orion, atirou uma de suas flechas, atingindo e matando-o..
Ao descobrir o engodo, foi ter com Zeus e pedir a ele que imortalizasse seu amado, Zeus penalizado transformou o caçador em uma constelação eternamente perseguida por um escorpião, como lembrança dos ciúmes de Apolo.
Quando a constelação de Órion nasce a de Escorpião se põe: o escorpião perseguirá Órion para sempre, mas jamais poderá alcançá-lo.
Jane Maria de Almeida Barbosa
Deixe um comentário