A mitologia e os signos – ESCORPIÃO

5 dez

O signo de escorpião está ligado ao mito de Orion da Beócia, filho de Poseidon com uma mortal, conhecido pela sua admirável beleza e, principalmente, por ser  o mais hábil caçador do mundo.

Em uma das  versões do mito, Orion teria conquistado a admiração da virginal deusa da caça Ártemis,  que logo ao encontrar-se com ele em Creta, caiu de amores pelo belo jovem.

Ao dar-lhe as boas vindas, convidou-o para caçarem juntos, Orion aceitou o convite alegando que se sentia muito honrado em ter o privilégio de vê-la atirar.

Apolo, irmão gêmeo da deusa, mostrou-se contra aquele romance desde que desconfiou  que a irmã estava apaixonada pelo belo caçador.

Para acabar logo com aquela paquera, Apolo mandou um enorme escorpião atacar Orion.  Apesar do caçador encher-lhe o corpo de flechas e  golpes de sua espada, não conseguiu matar o terrível monstro. Vendo que a batalha já estava perdida, mergulhou no mar e pôs-se a nadar para bem longe dali.

Ártemis que nada sabia da batalha, foi abordada pelo irmão quando ela chegava na praia,  no momento da fuga de Orion.  O deus mentiu à irmã que aquele vulto subindo e descendo longe, no mar, era a cabeça de Candaon, que após insultar umas das sacerdotisas da deusa fugiu com medo das represálias. A deusa não sabia  que Candaon era o apelido beócio de Orion, acreditando no irmão e sem mesmo averiguar a verossimilhança de suas palavras, mirou na cabeça de Orion,  atirou uma de suas flechas, atingindo e matando-o.. 

Ao descobrir o engodo, foi ter com Zeus e pedir a ele que imortalizasse seu amado, Zeus penalizado transformou o caçador em uma constelação eternamente perseguida por um escorpião, como lembrança dos ciúmes de Apolo.

Quando a constelação de Órion nasce a de Escorpião se põe: o escorpião  perseguirá Órion  para sempre, mas jamais poderá alcançá-lo. 

Jane Maria de Almeida Barbosa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: